Recebas atualizações

Não perca as atualizaçoes do site!
Receba as novidades por email.

Você também pode nos acompanhar pelo facebook, orkut e twitter.

Principal Campanhas e projetos Seja Diferente Artigo: Beber 'socialmente' também pode prejudicar o cérebro
Artigo: Beber 'socialmente' também pode prejudicar o cérebro PDF Imprimir E-mail
Escrito por Luiz Gonzaga dos Santos Filho   
Ter, 10 de Março de 2009 17:20
AddThis Social Bookmark Button Compartilhar este post...
Cientistas americanos descobriram que pessoas que tomam mais de cem doses de bebidas alcoólicas por mês sofrem perda de memória, redução da inteligência, equilíbrio ruim e agilidade mental prejudicada. 

Mas os pesquisadores advertem que a maioria das pessoas nessa situação não tem idéia de que precisam de tratamento. 

A pesquisa foi incluída na publicação especializada Alcoholism: Clinical and Experimental Research. 

Método 

Os cientistas da Universidade Vanderbilt, no Estado do Tennessee, e a Universidade da Califórnia, na cidade de San Francisco, fizeram testes para verificar o estado do cérebro de 46 assíduos consumidores de bebidas alcoólicas e 52 pessoas que consumiam pequena quantidade desses produtos. 

Os voluntários se submeteram depois a uma bateria de testes formulados para medir o funcionamento do cérebro. 

Constatou-se que os os grandes bebedores tinham pequenas lesões cerebrais que afetavam sua habilidade de realizar tarefas cotidianas corriqueiras. 

Uma análise das estruturas e bioquímica do cérebro mostrou que as lesões são semelhantes às encontradas em alcoólatras crônicos em hospitais e centros de tratamento. 

Dieter Meyerhoff, um dos líderes do estudo, disse: "O que nossas descobertas indicam é que os dados ao cérebro são detectáveis em quem bebe muito, não está em tratamento e atua relativamente bem na comunidade". 

"Esses déficits podem ter um efeito sobre a habilidade dos que bebem muito para julgar se seu hábito de beber tem um efeito adverso em sua vida, e também pode interferir na decisão do consumidor de bebidas alcoólicas de procurar tratamento ou de beber menos, perpetuando, assim, seu comportamento", disse Meyerhoff. 

O pesquisador disse que as pessoas devem beber com moderação. "Beber demais prejudica o cérebro mesmo que levemente, reduzindo sua função cognitiva de formas que podem não ser notadas de imediato." 

Os pesquisadores admitiram que são necessárias mais pesquisas para determinar se as lesões cerebrais que ocorrem por causa de consumo elevado de bebidas alcoólicas são irreversíveis. 

Mas observações empíricas sugerem que os danos são duradouros. 

FONTE: 
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/04/040415_beer.shtml 
 

Enquete

Qual o show que mais te marcou?
 

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba nosso boletim virutal: o GANzeta!



Últimas do twitter

Tv Gan

Confira nosso canal no youtube! Vídeos exclusivos - clipes, entrevistas, trechos de apresentações...

Twitter

Também estamos no Twitter! Entre em nosso perfil: twitter.com/artenascente e nos acompanhe por lá também! Follow us!

Abrarte

ABRARTE
O Grupo Arte Nascente é filiado à ABRARTE (Associação Brasileira de Artistas Espíritas).
Conheça mais sobre a Abrarte!